Os 10 livros imprescindíveis à infância

thumb os 10 livros2Como Educadora de Infância sugiro dez livros ilustrados que não podem faltar em nenhuma biblioteca. Seleccionei-os pela sua qualidade, pelo seu sucesso internacional e valor pedagógico, e porque se encontram sempre entre as recomendações dos melhores especialistas.

Continuar...

"Family Coaching"

Family CoachingTítulo: "Family Coaching"
Autores: Sandra Belo e Ângela Coelho
Editora: Academia do Livro
Sinopse: Ser pai ou mãe é o trabalho mais importante do mundo. No entanto, pode ser verdadeiramente extenuante lidar diariamente com as teimosias e conflitos dos filhos. Não é fácil encontrar energia e estratégias que transformem comportamentos próprios de crianças em momentos felizes e sem birras. Gerir o stresse causado pela correria do dia-a-dia, equilibrar a vida profissional com a vida familiar, impor regras e disciplina, ao mesmo tempo que se desfruta de momentos alegres e tranquilos em família, são alguns dos objectivos que se pode alcançar com os 36 desafios práticos e que são propostos neste livro. O leitor vê aqui a oportunidade de descobrir as estratégias que melhor se adequam a ele e à sua família e de se transformar num pai extraordinário.

A Ciência da Paternidade

livro-ciencia paternidadeTítulo: A Ciência da Paternidade
Autor:
Margot Sunderland
Editora:
Livraria Civilização Editora
Um livro de referência obrigatória sobre educação infantil.
Com este livro vai aprender a descobrir a química do amor entre si e o seu filho... como o toque, o riso, e a brincadeira estimulam as hormonas que potenciam a capacidade de amar a vida. Aprender a reagir com eficácia às birras de choro e a assegurar uma boa noite de sono para si e para o seu filho.
Apaixonado mas objectivo, este é o primeiro livro que apresenta os factos, não a teoria, sobre a melhor maneira de educar o seu filho. 
Descubra a verdade sobre as estratégias de educação com base nas pesquisas mais recentes relativamente à forma como o cérebro de uma criança é moldado pelas experiências.

A criança e a higiene

livro-crianca-higieneTítulo: A criança e a higiene
Autor: T. Berry Brazelton e Joshua D. Sparrow
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Incutir numa criança hábitos de higiene é talvez uma das tarefas mais difíceis para os pais, pois nem se apercebem, verdadeiramente, do quanto estão a exigir ao pedir-lhe que aprenda a controlar a bexiga e os intestinos. Deve iniciar-se o processo com um grande respeito pela criança - e pela sua decisão de colaborar.
Este livro pode servir de apoio para pais e educadores de infância, na medida em que aborda problemas como a enurese nocturna, diarreias, infecções urinárias, etc., além de conter sugestões práticas acerca da forma como os pais podem ajudar os filhos a ultrapassar as dificuldades encontradas nestas áreas.

Pais brilhantes, professores fascinantes

livro-pais-brilhantesTítulo: Pais brilhantes, professores fascinantes
Autor:
Augusto Cury
Editora:
Pergaminho
Sinopse: Quando falamos de Pais ou Professores ou Educadores, estamos a referir-nos a um grupo de elementos educativos, cujo interesse comum é a luta pelo mesmo sonho - o de tornar os seus filhos e alunos felizes, saudáveis e sábios - e cultivam os terrenos mais difíceis de serem trabalhados: os da inteligência e da emoção. 
Esta é uma tarefa heróica, mas os ensinamentos desta obra não se destinam a heróis. Destinam-se a seres humanos falíveis (como todos somos) que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência; é acreditar na vida, mesmo nos momentos menos alegres, é ter esperança no futuro, mesmo que o presente nos desiluda. Destina-se a todos aqueles educadores que sabem semear com sabedoria e colher com paciência.
Augusto Cury, psiquiatra e educador, partilha nesta agradável leitura a sua paixão pela educação, colocando à disposição de pais, educadores, professores e qualquer outra pessoa interessada na riqueza de espírito humano as ferramentas necessárias para promover a formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida. Pois não é isso o melhor que temos a transmitir aqueles que educamos?

Pág. 1 de 2