BRUXISMO … O que é?

Se calhar já se aperceberam que durante a noite há crianças que rangem os dentes, a este comportamento chama-se Bruxismo.

Este comportamento pode ter mais importância do que se pensa, e é algo com a qual devemos estar informados para poder agir antecipadamente.

Até aos 6 anos de idade o bruxismo pode acontecer por uma necessidade natural, pois é a forma que o organismo encontra de acomodar os dentes e de os preparar para a troca de dentição, este é o bruxismo que os especialista consideram “fisiológico” e o que não traz grandes consequências a níveis de saúde para a criança, porém existe também o Bruxismo “patológico” e este sim, requer maior atenção, pois o desgaste dental é mais significativo e a criança pode apresentar dores musculares, dores de cabeça, contudo é muito difícil ter um diagnostico preciso pois são sintomas comuns a outro tipo de doenças.

bruxismo2

O bruxismo pode ser minimizado com idas regulares ao dentista hábito que poucos pais tem em crianças tão pequenas, ou enquanto as crianças tem os dentes de leite.

Como disse anteriormente o bruxismo pode ter causas um pouco mais complexas, e não ser apenas um ranger de dentes natural, existindo vários fatores para este comportamento existir, como por exemplo:

  • Divorcio dos pais;
  • Chegada de um irmão;
  • Mudança de casa;
  • Mudança de escola;
  • Hábitos alimentares inadequados; (crianças que não mastigam alimentos consistentes, depois usam o ranger para compensar a função mastigatória que está em falta);
  • Stresse;
  • Demasiadas responsabilidades;
  • Entre outros…

Quando as causas para o bruxismo são estas, por vezes é necessário recorrer a outros profissionais de saúde, como o pediatra, psicólogos, otorrinolaringologistas, para perceber qual o tratamento mais adequado.

Os pais podem minimizar este comportamento quando ele é fisiológico logo desde o inicio quando as crianças ainda são pequenas, estimulando a mastigação, dando pedaços de alimentos para que as crianças possam comer, não permitindo o uso muito prolongado das chuchas ou dos biberões, proporcionar um ambiente tranquilo antes do deitar, não deixando que a criança veja televisão, ou use o computador, ou jogue jogos eletrónicos, para que o sono seja calmo.

É importante que os pais percebam que o bruxismo pode ser algo fisiologicamente normal e natural, mas também pode ter causas associadas que requerem maior atenção e uma atitude perante elas, para o bem das crianças