A dança como meio de expressão emocional

As emoções são mecanismos que nos ajudam a reagir com rapidez perante acontecimentos inesperados, a tomar decisões com prontidão e segurança e a comunicar de forma não verbal com as outras pessoas. É a aplicação inconsciente ou intencionada das emoções que proporciona uma dimensão humana à nossa vida e torna as nossas atuações compreensivas aos olhos dos outros.

O ser humano realiza uma auto-regulação emocional que se reflete na música que ouve, nos livros que lê, nos amigos que escolhe. Assim, vai-se dando conta daquilo com que se sente bem, podendo manifestar as emoções e sentimentos através das artes, como a música, a dança, entre outros.

Surge, assim, a Dança como veículo da expressão de emoções. Através do movimento desestruturado e/ou do gesto intencional, a criança encontra um meio para se libertar emocionalmente, bem como um meio de comunicação que a relaciona com as pessoas que a rodeiam.

danca-como-meio-expressao-emocional1

A Dança é vista numa perspetiva criativa, ou seja, é experimentada numa base exploratória de movimentos livres aliada a uma consciencialização crescente do esquema corporal. Esta expressão artística pretende que as crianças conquistem uma maior coordenação psicomotora, bem como uma compreensão ativa das suas capacidades não só motoras, mas também mentais. Assim sendo, a tentativa e erro, o esforço e persistência em conseguir determinado movimento, a sua intencionalidade, o prazer da movimentação em liberdade e a imaginação/criação de movimentos corporais visam não só estimular as competências físicas como também as inteletuais. Este fazer artístico tem funcionalidades além da comunicabilidade artística (como é o caso das expressões plástica, dramática, musical, etc), como a formação individual, social e até ambiental e cívica.

Todas estas caraterísticas pretendem, em uníssono, potenciar não só as capacidades inatas de cada um, como também a auto-estima, a confiança e segurança em si próprio e nos outros, como também o respeito pelas regras fomenta o cumprimento das mesmas e o respeito pelos outros. Assim sendo, consiste num meio alternativo e/ou aumentativo de comunicação que tem o poder de facilitar ou incentivar a mesma, quer haja uma necessidade especial para tal ou não.