Importância das refeições

Nem sempre os adultos dão a devida atenção à rotina da alimentação, partindo do princípio que o fundamental é alimentar, e se a criança é saudável. Apesar de ser importante, pois é na infância que a alimentação influência o amadurecimento tanto físico como psicológico das crianças, e como tal tem de haver um equilíbrio nutricional das refeições que são dadas.

Contudo também é importante a postura que o adulto adopta durante as refeições. Como se sabe o adulto é o ponto de referência da criança, sendo um modelo para ela.

Importancia da RefeicaoAs refeições devem ser vistas como algo que constitui uma oportunidade diária de fortalecer relações com as crianças, apoiando-as na conversação, na exploração e na repetição, proporcionando assim, uma aprendizagem e uma autonomia, fazendo com que a criança se torne independente e se consiga alimentar sem a ajuda do adulto.

É importante que o adulto tenha as mesmas horas de refeição que a criança e que possam desfrutar de um momento em família.

Nesta faixa etária dos dois anos, maior parte das crianças começa a ter uma certa relutância em se alimentar sozinha, pedindo ajuda ao adulto frequentemente, este comportamento deve ser contornado, conversando com a criança mas tentando nunca ceder, mostrar-lhe que é importante comer sozinha.

Cada criança tem o seu tempo, e esse tempo deve ser respeitado, ao adoptar este comportamento o adulto está a transmitir à criança uma mensagem positiva, e esta mensagem não é só pelo acto de comer mas também sobre as relações sociais, tornando-se uma criança mais autónoma.

Nos dias que correm por vezes é complicado chegar a casa depois de um dia de trabalho e ainda ter paciência para ficar 1hora ou mais, à mesa só porque a criança a comer sozinha sem ajuda, demora mais tempo, mas é algo que faz parte da aprendizagem da criança e é fundamental que os pais em casa participem desta aprendizagem, pois só assim se conseguem formar crianças autónomas e independentes no futuro.

Fonte: "Educação de Bebés em Infantários"